Novos membros tomam posse na Arlec

Autora Rosalie Gallo lança seu novo livro O Paciente de Jorlene neste sábado
outubro 2, 2019

Novos membros tomam posse na Arlec

     Os novos membros da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec) tomaram posse em suas cadeiras na última sexta-feira, 29. A cerimônia ocorreu no salão Hotel Ipê Center.

     Três acadêmicos das área de Letras e dois de Cultura foram eleitos por uma comissão formada por cinco membros da academia. Na ocasião tomaram posse Sonia Maria Oliani, patrona da cadeira 40, Edvaldo Jacomelli, ocupante da cadeira número 25, Araceli Chacon, patrona da cadeira 39, Loreni Fernandes Gutierrez, ocupante da cadeira número 19 e Toufic Anbar Neto, ocupante da cadeira número 41.

     "Na ocasião, nós realizamos uma cerimônia para marcar a entrada deles na Academia", explicou a presidente da Arlec, Rosalie Gallo y Sanches. Ela também destaca que um dos objetivos da academia é o de difundir a produção cultural e conseguir aproximá-la da população. "A academia não é um entidade isolada. Nosso interesse é promover ações que favoreçam a cultura para a comunidade", explica.

     Ao todo, a entidade possui 45 cadeiras. Em julho de 2018, a entidade completou 10 anos. Para celebrar a data, durante um ano inteiro, diversas atividades estão sendo realizadas na cidade. Entre as ações, estão lançamentos de livros, palestras com personalidades e um curso de orientação para professores da rede pública, que ocorreu em parceria com a rede pública de ensino.

     Uma das ações é a Pizza Cultura. De acordo com Roselie, uma vez por mês o grupo se encontra em uma pizzaria para debater assuntos culturais. Os encontros são abertos para o público em geral e cada um paga o que consumir. "Essas reuniões são feitas toda primeira quarta-feira do mês. Primeiro fazemos uma reunião rápida, e a partir das 20h começamos a discussão", explica. A cada encontro, um acadêmico, previamente selecionado, escolhe um tema para discorrer. Nas últimas reuniões, já foram abordados assuntos como a importância da água, criação literária, a importância para o pintor em ter noções básicas de desenho. Os encontros são realizados na pizzaria San Remo.

Fonte: Diário da região