Autora Rosalie Gallo lança seu novo livro O Paciente de Jorlene neste sábado

COMPARTILHE Guilherme Baffi 21/2/2018
Atividades marcam os 10 anos da Arlec
outubro 2, 2019
Novos membros tomam posse na Arlec
outubro 2, 2019

Autora Rosalie Gallo lança seu novo livro O Paciente de Jorlene neste sábado

A inspiração de Rosalie para este livro partiu de um sonho

De um sonho que se repetia a escritora Rosalie Gallo y Sanches começou a dar forma em seu novo livro, O Paciente de Jorlene. Mas o trabalho vai muito além desse ponto de partida, ela buscou em extensas pesquisas, referências e experiências de sua própria vida os meios para contar a história de a história de Jorlene, uma dedicada enfermeira a quem foi incumbida a tarefa de cuidar de Jorge, um paciente silencioso e rico de pensamentos.

Divulgação Diário da Região

“Primeiro apareceu Jorge, o paciente; depois veio Jorlene e, mais tarde, descobri o que os ligava. Sonhei algumas noites com Jorge e no sonho ele me pedia que contasse sua história. Falava de uma doença sobre a qual eu tinha poucas informações. As primeiras pesquisas me levaram a um filme francês – O Escafandro e a Borboleta -, baseado na vida de Jean-Dominique Bauby, um editor que conseguiu escrever um livro ditando-o a sua fisioterapeuta, letra por letra, com o piscar dos olhos”, revela a autora sobre suas inspirações.

Esse ponto de partida levou Rosalie a se aprofundar no tema, com pesquisas e conversas com especialistas. Com as informações necessárias somadas à historia de Jorge, ela teve a base do livro. “Depois recheei com lembranças de minha infância e juventude, relatos ouvidos ou vistos de situações reais que povoavam minha mente e que a literatura tornou verossímeis.”

A vivência, inclusive, é sua grande inspiração. É do dia a dia, da vida como um todo, que ela puxa elementos que irão compor seus textos. “A vida em geral me inspira e para cada coisa que vejo, para cada pessoa que conheço imagino uma história que a contenha. Às vezes, um cuidado mais demorado sobre uma fala graciosa de uma criança, um olhar nem sempre disfarçado do carinho das mãos dadas de um casal de idosos, uma ave abatida no chão, um fato real narrado em um jornal, enfim, cada instante vibra e é gravado na minha alma, deixando suas marcas. Um dia, ao juntar estas muitas marcas, descubro um fio narrativo. É sobre ele que eu trabalho”, explica.

Com cada um dos elementos posicionado, Rosalie parte para o ato de escrever. O que ela só consegue dessa forma, tendo em mente como a história começa, se desenvolve e termina. “No entanto, quando começo a escrever, viro noites, amanheço escrevendo. Sou obrigada a parar para outros afazeres normais, mas meu outro eu, a Rosalie contadora de histórias, permanece em total ansiedade e alerta para voltar ao teclado”, conta.

O Paciente de Jorlene foi todo escrito em aproximadamente dois meses, mas a pesquisa, segundo a autora, durou mais de um ano. Foi um período de levantamento de informações que serviram como suporte para a criação dos personagens, principalmente. Estava pronto, entretanto, há mais ou menos três anos, com a publicação atrasada por conta de outros compromissos.

“É muito boa a sensação de ter um novo filho, de ter ajudado a nascer algo que será degustado e aproveitado de maneias múltiplas. Acredito que o livro exista em vários planos complementares. Primeiro, nasce na cabeça do autor e depois migra para a cabeça do leitor, que aproveita a leitura de acordo com sua própria experiência de vida”, afirma Rosalie, que garante não demorar o mesmo tanto para o próximo lançamento.

“Confesso que não sei ficar sem ler e escrever: terminada uma história, outra começa a borbulhar em mim. Já estou preparando um livro. de contos fantásticos. E desta vez pretendo não demorar três anos.”

O lançamento de O Paciente de Jorlene, pela Editora In House, será neste sábado, 17, às 10h, no Riopreto Shopping, como parte da programação de comemoração de dez anos da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec), da qual Rosalie é presidente.

Fonte: Diário da Região

https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2018/03/cultura/literatura/1099449-rosalie-gallo-lanca-livro-neste-sabado.html