Atividades marcam os 10 anos da Arlec

Autora Rosalie Gallo lança seu novo livro O Paciente de Jorlene neste sábado
outubro 2, 2019

Atividades marcam os 10 anos da Arlec

COMPARTILHE Guilherme Baffi 21/2/2018

Guilherme Baffi 21/2/2018

Membros da atual diretoria da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura com as edições da revista literária Kapiiuara

No ano em que comemora uma década de fundação, a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec) preparou um generoso calendário de atividades, viabilizadas por meio de parcerias com diferentes instituições e empresas. 

A programação teve início, no mês passado, com o lançamento da terceira edição da Kapiiuara (‘capivara’ em tupi guarani), a revista literária da Arlec. Tendo como capa uma ilustração da artista plástica Maria Helena Coelho Curti, segunda secretária da atual diretoria, a publicação presta homenagem ao escritor e professor Alfredo Leme Coelho de Carvalho, que morreu em 2017, além de trazer trabalhos de dois convidados rio-pretenses: o poeta Angelo Soares Neto e o escritor e professor Toufic Ambar Neto. A publicação ainda reúne poemas, crônicas e artigos.

Segundo a escritora e professora Rosalie Gallo y Sanches, responsável pela presidência da atual diretoria, que assumiu em outubro de 2016, a revista literária Kapiiuara tem tiragem de 500 exemplares, que são distribuídos gratuitamente. “Em julho, mês do aniversário de 10 anos da Arlec, publicaremos uma edição comemorativa”, anunciou ela, durante visita feita à redação do Diário, acompanhada, além de Maria Helena, do primeiro secretário Alberto Gabriel Bianchi e do primeiro tesoureiro Jayme Signorini.

Parcerias

Boa parte das atividades que marcam o calendário 2018 da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura foi viabilizada por meio de parcerias com instituições e empresas da cidade. Uma delas beneficiará professores de ensino médio de Rio Preto, que terão a oportunidade de participar de um curso sobre os livros de leitura obrigatória para o vestibular da Unesp deste ano.

Voltado para educadores que atuam em turmas de 3º ano do ensino médio, o curso, que começa em março e terá duração de três meses, é fruto de uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Rio Preto. “Trata-se de um projeto homologado pelo Ministério da Educação e que prevê certificação a todos os professores participantes. Acadêmicos da Arlec vão atuar voluntariamente neste projeto”, sinaliza Rosalie.

Em parceria com o Riopreto Shopping, a Arlec promoverá o lançamento de livros de autoria de seus acadêmicos. Será um lançamento por mês, começando pelo biomédico, professor e escritor Paulo César Naoum. O centro de compras também será palco de uma exposição com trabalhos de acadêmicos da Arlec ligados às artes visuais. Programada para julho, a exposição também faz parte das comemorações dos 10 anos da entidade.

Para a comunidade, a Arlec vai oferecer, em parceria com a Acirp, uma série de palestras com convidados de diferentes regiões do País. A primeira delas está prevista para 13 de março, com a presidente da Rede das Escritoras Brasileiras, Joyce Cavalccante.

Fonte: Diário da Região

https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2018/02/cultura/literatura/1096773-atividades-marcam-os-10-anos-da-arlec.html